top of page

MadeiraMadeira

  • Foto do escritor: joaonahon
    joaonahon
  • 12 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de nov. de 2021

É sobre se cuidar e comemorar com segurança!

A Madeira Madeira publicou, no finalzinho do ano passado, algumas dicas de como a gente podia aproveitar as festas de fim de ano mesmo longe da família. As coisas estavam bastante complicadas, quem lembra? Com o isolamento social agressivo, e muito necessário ao mesmo tempo, a gente só esperava por ela: a vacina.


E que bom que o ano virou, os meses passaram e ela finalmente chegou! Não dá pra dizer, ainda, que toda aquela “normalidade” voltou, é claro, mas em 2021 já vai ser possível se reunir com alguns familiares. A flexibilidade já é bem maior se compararmos o mesmo período atual com o de 2020, isso porque, segundo o último mapa de vacinação nacional, já são mais de 125 milhões de pessoas totalmente imunizadas, o que corresponde a quase 60% da população brasileira.


Mas olha só: um encontro enxuto e comedido, tá? É sempre bom lembrar que, infelizmente, os casos de COVID-19 ainda existem, e que estar atento aos cuidados sanitários continua sendo bastante fundamental. É por isso que a Madeira Madeira, depois de quase um ano daquela publicação sobre o natal, decidiu voltar para te dar dicas de como continuar se cuidando nesse fim de ano. Proteja-se!



No deslocamento

Se você vai passar o fim de ano na casa dos pais, naquele tio que resolveu te convidar de última hora ou então naquela prima que não quer outro natal sem companhia, certifique-se de que não houve nenhum contato seu ou dos seus familiares com o vírus nos dias anteriores ao encontro. Para o caso de pessoas que vão precisar viajar, o cuidado deve ser ainda maior.


Tente deixar alguma janela aberta durante a viagem para arejar o ambiente em que você está. E máscaras no rosto em todos os lugares externos, tá? A gente sabe que dirigir por horas cansa, e que esticar as pernas é necessário. Por isso, seja na hora da parada para o almoço ou mesmo nas pausas para o descanso, esteja sempre se cuidando!


Cheguei, agora é só alegria! (?)

Caaaalma. A gente sabe: é difícil conter a euforia. Mas lembre-se: é agora que você realmente precisa estar atento. Antes de matar a saudade da família com beijos e abraços, é importante que alguns cuidados sejam tomados na hora do reencontro. O primeiro deles é a lavagem das mãos até a altura dos punhos, com água e sabão. Isso ajuda a eliminar as chances de um contágio sem precedentes, já que algumas formas de transmissão estão ligadas às mãos, devido ao contato com pessoas ou superfícies contaminadas durante o deslocamento. Agora sim! pode apertar bastante a bochecha do seu ente querido, mas cuidado: sem deixar marca para não estragar as fotos, hein?


E na hora da ceia?

Quando seu tio for contar aquela piada do pavê e você acabar rindo até engasgar, tá tudo bem. Cubra bem a boca e o nariz com um lenço ou mesmo com o braço. A piada é ultrapassada, mas não tem problema: a gente sabe que no fim tá todo mundo rindo das mesmas coisas, né? O importante é se divertir. Com cuidado e segurança!


E olha só: a premissa dos locais arejados continua a mesma, viu? Você não está viajando mais, mas agora está dividindo a casa com outras pessoas. Por isso, janelas sempre abertas se possível, como recomenda a cartilha oficial de saúde. Outra medida de segurança a ser tomada é o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e por aí vai. Então, se você vai encontrar aquele primo que sempre pega as suas coisas, já deixa avisado que agora não tem jeito.


A abordagem é de pura descontração, mas a gente sabe que, ainda que a vacina contra a covid-19 tenha trazido alívio para quem já foi imunizado e esperança para os que aguardam a sua vez de vacinar, o vírus, infelizmente, ainda não foi erradicado.


Portanto, mesmo após finalizar o ciclo das duas doses, a gente lembra que manter a rotina de cuidados contra o coronavírus Sars-CoV-2 é fundamental. Olha isso: alguém que foi imunizado pode circular em algum ambiente e acabar sendo infectado pelo vírus, mas, mesmo que o organismo consiga se defender e a pessoa não desenvolva a doença, a transmissão ainda pode ocorrer. Você sabia? Então, queridos, protejam-se. Vamos celebrar dias melhores, que a gente tem certeza que virão, com segurança!

Comentarios


Post: Blog2_Post

©2021

bottom of page